DICAS DE UMA VETERINÁRIA #4

By Sara Nachmazov - fevereiro 04, 2018


Bom domingo, meus cubos de açúcar.
Como devem ter percebido pelo título desta publicação hoje trago-vos mais um post com dicas sobre os nossos patudos. No entanto, hoje vai ser um pouco diferente, já vou acabar por desabafar um pouco sobre um flagelo da sociedade: o abandono de animais bebés nos caixotes do lixo.

Muitos ainda podem pensar que esta barbaridade já não se faz, mas a realidade é que ainda acontece demasiadas vezes. Neste mês que passou, duas pessoas vieram entregar à clínica cães bebés encontrados no lixo.

Os primeiros tinham poucos dias de vida, ainda com os olhinhos fechados, forma encontrados dentro de um saco fechado num caixote do lixo, deixados para morrer. Quando chegaram as minhas mãos, já dois deles tinham morrido. Outros dois ainda se encontravam vivos, mas muito frios e apáticos. Trouxe-os para casa comigo, um menino e uma menina. Durante a noite, a menina (que estava a espirrar sangue e não tinha forças para beber o leite) acabou por morrer nas minhas mãos. O rapazolas conseguiu sobreviver e neste momento arranjou uma nova casa.

Esta sexta-feira a tragédia repetiu-se. Desta vez apenas um macho, com cerca de um mês/ um mês e meio de idade, com muita fomeca, também com a temperatura baixa. Os senhores que o encontraram deram-lhe um bocadinho de leite de vaca e deixaram-no numa caixa no quintal durante a noite, com este frio de rachar. Felizmente uma colega de trabalho dele soube da situação e acabou por o ir buscar. A noite passada ficou também comigo. Felizmente parecia arrebitado, comeu muito, apenas as fezes se encontravam um pouco pastosas, mas dada as condições, até se encontrava minimamente bem. Ontem já foi para a nova família.

É triste, em pleno século XXI ainda encontrarmos mentalidades assim: que se recusam a esterilizar/castar os animais porque é cruel, ai coitadinho do bicho que vai ficar sem as bolinhas, mas depois, quando engravidam, matam os bebés ou os abandonam num caixote do lixo.
Revolta-me profundamente este tipo de acções. 

Como tal, hoje deixo-vos umas dicas, caso se deparem com um caso destes: o que fazer quando se encontram animais bebés no caixote do lixo:

- Levar ao veterinário: É muito importante para perceber o estado de saúde do animal: se está em hipotermia, se tem diarreia, se tem força para comer, a idade estimada (perceber se ainda bebe leite ou se já come), estado de hidratação, etc...

- Alimentar: Se tiver menos de 6 semanas de idade, é provável que ainda só beba leite. Nunca dêem leite de vaca a um cão ou gato, pois vai-lhe provocar muitas diarreias e pode até levar à morte. Comprem leite próprio para a espécie em questão.

- Manter quente: animais bebés ainda não conseguem regular  temperatura corporal de forma independente. Por isso é importante colocar uma botija de água quente e mantas fofinhas na caixinha onde ele vai dormir.

- Fezes e urina: Animais com menos de 6 semanas de idade precisam de ser estimulados para fazer o cocó e o xixi. Para isso, com uma compressa húmida e morna, passa-se de forma delicada na zona perineal até defecarem e urinarem.

É importante salientar que os animais bebés são muito sensíveis, e que qualquer coisa fora do normal tem que se levar logo ao veterinário, principalmente se estiveram no caixote do lixo. A probabilidade de infecção é alta, já que no lixo existem muitas bactérias e toxinas.

  • Share:

You Might Also Like

17 comentários

  1. Foram óptimas sugestões, para mim quem abandona os animais deveria de sofrer uma pena de prisão, não se faz.

    ResponderEliminar
  2. É horrível ainda existirem situações destas.
    Tenho uma dúvida. Tenho uma amiga que ia a conduzir e que viu um cão que tinha sido atropelado. Ela encostou o carro e ajudou-o. Nestas situações, para quem devemos ligar? Porque pegar no animal e metê-lo dentro do nosso carro, em sofrimento, acho que não é a solução.

    ResponderEliminar
  3. Ainda existem e vão continuar a existir situações destas, infelizmente. Há pessoas horríveis, se não querem ter cãezinhos que castrem os animais, é um bocadinho caro mas é o correto, não é matá-los ou abandoná-los.
    Eu já encontrei bebés no caixote do lixo no ano passado, felizmente todos arranjaram uma casa :)

    ResponderEliminar
  4. Olá, realmente este é um tema que também me toca muito, não sei como é que há gente capaz de abandonar qualquer tipo de animal, mas uma cria ainda por cima é completamente grutesco.
    Nunca encontrei nenhum animal na rua mas já adotei uma pequenina com 15 dias em que a mãe tinha sido morta por outro gato porque estava a proteger as crias, infelizmente morreu quando fez um ano de Leucemia galopante.
    Agora com o teu post caso seja eu a encontrar já sei o que fazer. :)
    Iara, Uma Página e Meia

    ResponderEliminar
  5. Não consigo entender como é que alguém é capaz de abandonar assim os animais... Gostei imenso de ler o post, acho muito importante chamar a atenção para questões destas!

    Beijinhos!
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  6. Não entendo quem é capaz de abandonar um animal assim..Eu tenho um cão cruzado de pastor alemão e é como se fosse meu filho :)

    Beijinho grande
    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderEliminar
  7. Não consigo entender quem faz este tipo de barbaridades!
    É mesmo importante chamar a atenção para questões relacionadas com o abandono! Um post bastante útil! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pelas dicas, eu realmente não compreendo quem é capaz de fazer estas coisas aos animais!!

    Novo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/2018/02/dream-trip-segundo-dia-em-roma-ootd-66.html

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pelas sugestões, é difícil compreender este tipo de gente!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  10. Oh! Parte-se-me o coração saber que abandonam assim os animais. Coitadinhos...

    ResponderEliminar
  11. Fico doente com estas coisas! A falta de humanidade de algumas pessoas transcende-me :(
    Obrigada pelas dicas, minha querida

    r: É mesmo :)

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  12. Eu nem sei como há pessoas tão maldosos :(
    Eu conheço um caso, de um bebe que foi abandonado dentro de um saco de lixo e dentro do contentor de lixo, ele não tinha pêlo!! E mesmo assim foi resgatado e hoje é um cãozinho lindo e com imenso pêlo!!! E tão brincalhão e quem daria que foi abandonado... Mas ainda bem, que existe pessoas com um coração enorme que ainda os salve!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. que horror :( isto deixa-me mesmo triste :(

    Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
  14. fiquei triste com o post! Segui o teu blog, podes seguir o meu? :)

    www.aflormaria.blogspot.pt

    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Isso é de uma crueldade sem limites!! Maus tratos aos animais é algo que me revolta imenso. Não tem condições, façam como eu... não os tenham!! Cá em casa por falta de horários e paciência para as restrições de se ter um animal, só temos 2 periquitos. Fazem companhia à mesma mas são de baixa manutenção.

    ResponderEliminar
  16. Adorei o post! Já acolhi alguns gatos que foram abandonados. E adoro poder fazê-lo :)

    A Pa-trícia

    ResponderEliminar
  17. Há pessoas capazes de tudo, de facto, é tão triste...

    ResponderEliminar