Wedding on a Budget

By Sara Nachmazov - janeiro 28, 2018


Como já tinha anunciado, eu e o M. vamos casar. Yeeeyyyy *confetis*
É tudo muito recente, ainda não temos grande coisa planeada, nem sequer data. No entanto, já estivemos a conversar e para nós o dia do casamento não é sinónimo de gastar rios de dinheiro. O dia em si é suposto representar o amor e a união entre duas pessoas que se completam e que se apoiam incondicionalmente. É um dia onde vamos juntar as pessoas mais importantes para nós (família e amigos que são também família) para celebrar um momento mágico da nossa vida. E isso não significa ter que pedir dinheiro ao banco para fazer uma festa com caviar, vestido coberto de pérolas e diamantes e o John Legend a cantar enquanto jantamos. Muito pelo contrário.
Somos um casal simples e gostamos de coisas simples. E como vamos ser nós a pagar o casamento (se bem que o meu pai disse logo para eu não pensar nisso e a minha mãe já disse que era ela que ia comprar o vestido) não queremos gastar muito dinheiro. Por isso, vai ter de ser uma coisa muito bem planeada. Como tal, vou-vos deixar algumas dicas que já comecei a usar e a pensar para tentar fazer um casamento em conta, mas elegante.

1. Planear: Penso que este seja um dos passos mais importantes em qualquer tipo de casamento. Ter tempo para pensar, pesquisar várias opções e locais é indispensável. Não nos atirarmos de cabeça e aceitarmos a primeira proposta que nos aparece à frente é muito importante. Ter um caderno onde se vai apontando tudo o que precisa e as ideias que se vai tendo é sempre uma boa ideia.

2. Imaginação: Tentar sair do convencional e improvisar, adaptar ao nosso estilo também é importante. Há certas coisas que se pode fazer em casa, como os centros de mesa por exemplo, que acabam por sair muito mais em conta do que comprados.

3. Lista de convidados: Quando mais pequena for, mais se poupa. Muitas pessoas pensam que se convidam X têm obrigatoriamente convidar Y, para a pessoa não ficar chateada. Mas não podem agir assim, senão vão acabar por convidar toda a gente amiga no facebook e vão acabar por ter um casamento gigantesco. Vejam quem realmente é importante para vocês e não é apenas amigo de ocasião.

4. Amigos artistas: Têm amigos que tiram fotografias muito giras? Ou que cantam? Ou que são excelentes maquilhadoras? Peçam-lhes ajuda.  Por exemplo, conheço uma rapariga (éramos amigas de infância) que tira umas fotografias fantásticas e vou pedir para ser a minha fotógrafa de casamento. Claro que lhe vou pagar, mas vai acabar por sair muito mais em conta do que um fotógrafo profissional que pode levar 1000 euros e não tira fotografias nenhumas de jeito.

5. Orçamento: Desde o início tentar estabelecer um orçamento para cada coisa é importante. X para o copo de água, Y para o vestido e acessórios e por aí em diante. Claro que isto só se consegue depois de pesquisa e pedido de orçamentos.

6. Local, local, local: Porque não fazer o casamento na casa de um familiar que tenha um excelente quintal? Ou perto de uma ribeira? Fugir das tradicionais quintas e arranjar um local, que com catering fique mais barato.

7. Anéis: Se forem a qualquer ourivesaria  disserem que vão casar, vão-vos logo mostrar as alianças de casamento que são muito mais caras do que aneis normais. A minha aliança de noivado custou 189 euros e é de ouro branco com safiras e diamantes. Se tivesse escolhido uma aliança de noivado da secção de casamentos tinha-me custado mais de 500 euros à vontade.

Espero que tenham gostado do post. Há medida que tiver mais coisas decididas vou escrevendo aqui. Gostam da ideia? Alguém daqui já se casou e optou por um casamento low-cost? Contém-me tudo!


  • Share:

You Might Also Like

28 comentários

  1. Ótimas dicas! Felicidades! :)

    R: Aii , isso é tão chato... sei bem o que isso é. As melhoras! *

    ResponderEliminar
  2. Muitos parabéns :)

    Ainda não casei e não vai ser para já, mas parecem-me óptimas dicas. Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Achei as dicas bastante pertinentes! Realmente, planearmos com consciência é o melhor. Isso e sabermos aproveitar os recursos que temos à nossa disposição. Claro que queremos ter uma cerimónia bonita, mas o mais importante é que seja celebrada com amor e bem perto de quem é importante para o casal.

    r: É mesmo :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  4. Parabeeens ^^ Muitas felicidades! Realmente os casamentos são um come rios de dinheiro e o nome "para casamento" é como comprar um iphone, pagas o branding!
    Eu acho que não se deve ser forreta no dia do casamento, especialmente se não planeares casar-te a cada 3 anos xD Mas acho um desperdício de dinheiro imensas coisas. Um casamento fica para a vida e as coisas que ficam devem ser algo que nos orgulhemos daqui a 20/30 anos. Eu nunca cortaria no budget do fotografo, do vestido, anel de noivado ou das alianças. Já cortes nas listas dos convidados e nos luxos do copo de àgua é à vontadinha. Metade das pessoas nós nem nunca vimos, depois os noivos mal comem mas os convidados fazem pirâmides de lagostas nos buffets, nananana esse tipo de casamentos não é para mim. Lá está, prioridades! Continua a partilha que o povo agradece ^^

    ResponderEliminar
  5. Casei há 15 anos, mas estas dicas ter-me-iam sido muito úteis.

    ResponderEliminar
  6. Muitos Parabéns pelo noivado :)
    Achei as dicas todas muito pertinentes, quando casar seguirei todos os passos que referiste.

    ResponderEliminar
  7. Ótimas dicas que deste! Mas não concordo muito com uma delas - pedir ao amigo/a para fotografar...
    Uns conhecidos meus, com esta brincadeira, acabaram por ficar com poucas fotos, porque a pessoa estava interessada tanto na cerimónia como no trabalho. E assim, não pode aproveitar, a 100% a festa...

    https://mundodablue.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Muitos parabéns minha querida! Mas digo-te, que por experiência própria, não recomendo algumas das dicas. A questão do fotografo, por exemplo, no meu caso foi o dinheiro mais bem empregue. Arranjas pacotes mais económicos, se procurares com tempo e afinco por exemplo. Fazer o casamento numa quinta de alguém conhecido pode ser uma ideia, mas não te esqueças que fica tudo dependente de vocês. Se acontece algo de errado, não só é um stress como pode dar azo a desalentos. As minhas alianças são de noivado e não custaram 100€. Teve mais a ver com a simplicidade do que com a secção xD

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha um gekkopod e um comando bluetooth para as tuas fotos!

    ResponderEliminar
  9. Tal como tu, sou adepta de coisas simples sem grandes extravagâncias. E, parabéns! :D
    Felicidades <3 Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Que excelentes dicas!
    Muitos parabéns e muitas felicidades! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Parabéns pelo casamento!
    Como tenho experiência na área aconselho-te a veres os locais o mais rapido possivel, para o ano de 2018 muitos dos locais mais giros já têm quase todos os sabados ocupados! x

    Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
  12. Acho lindo que penses assim... ah, e, antes de mais nada, PARABÉNS aos dois, espero que sejam muiiiiiito felizes, mesmo!
    Quanto aos pontos que enumeras, acho perfeito. Sim, fotos, coro e detalhes são sempre coisas em que os amigos podem ajudar e, nas quais, quando conhecemos pessoas super competentes, vale a pena investir o tempo e a paciência.
    Em relação ao vestido e aos anéis, tenho a certeza que vais encontrar algo dentro do orçamento que pretendes, porque, felizmente, agora, há inúmeras oportunidades super bonitas e bem económicas.
    Também não convidaria meio mundo, porque, acho mesmo que devemos tornar estas festividades o mais íntimas possível.
    Espero ver novidades do planeamento por aqui.
    Beijinhos 💫💛

    ResponderEliminar
  13. Muitos parabéns!!
    Apesar de ainda estar bem longe de me casar, adoroo o tema "casamentos" e tudo à volta dele. Vou ficar muito atenta às novidades sobre o planeamento!!

    Beijinhos!
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  14. Muitos parabéns!
    Adoro o tema casamento! Apesar de ainda ser novinha para sequer pensar nisso sou apaixonada pelos vestidos e a organização
    Boa sorte com tudo e partilha aqui

    http://mourissima.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Muitos parabéns, ansiosa por ler os futuros posts a contar todos os detalhes.
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Muitos parabens sweetie , fico muito feliz por ti ! Ansiosa por saber mais sobre :)
    O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
  17. Sabes sempre sonhei com um casamento mesmo em grande (centenas de gente) e com o avançar da idade, percebo como quero mesmo só quem faz parte da minha vida e é realmente importante. Imaginação e ideias criativas e uma cerimónia simples e festiva é o meu desejo.
    Muitos parabéns :)
    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  18. Muitos parabéns! Já sonho com o meu eheh
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Muitos parabéns!!!!!
    Deve ser tão stressante gerir e planear um evento desses, mas aposto que vai ser tudo maravilhoso!!
    FELICIDADES*

    Kiss kiss.*Jo
    Jo & Company Style

    ResponderEliminar
  20. Muitos parabéns! Espero que tenhas um casamento lindíssimo. :)
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
  21. Antes de mais parabéns e que este seja o início de uma nova jornada muito feliz para ti. Quanto ao casamento em si, concordo contigo. Deve ser uma celebração de amor e não uma festa de ostentação.

    Beijinhos
    Carla
    Blog Guloso qb ... Carla Ramalho

    ResponderEliminar
  22. Não casei nem faz parte dos meus planos casar, mas concordo contigo, sem dúvida é possível fazer tudo sem gastar rios de dinheiro :)

    ResponderEliminar
  23. Muitos parabéns, Olívia!!

    Nada como tudo bem organizado para esse grandia dia!

    xo,B.
    Porty's Diary | Facebook | Bloglovin | Blogs Portugal | Twitter

    ResponderEliminar
  24. Também penso em um casamento muito simples, tenho uma lista mental de máximo de 50 pessoas, uma coisa muito íntima e sem fru frus. Não me imagino a gastar balúrdios num só dia, só para fazer a vontade aos outros. Nunca quis o casamento de princesa com mil convidados e fogo de artifício. Quero casar pelo casamento e não pela festa.

    ResponderEliminar
  25. Eu por mais que tente pouca gente tenho uma familia proxima muito grande. Tanto eu como o noivo... De resto estamos a fazer tudo com tempo para irmos comprando aos poucos. As fotos confesso que, embora não queira balbúrdios, nao consigo delegar a função a algum "amador", porque amo fotos de casamentos... A quinta, provavelmente, escolheremos a mais baratinha da zona que e muito muito boa. Confesso que sou mais adepta de um estilo gourmet mas sei que as pessoas gostam mesmo e de qualidade e farturanportanto, sigaaaa a festa

    ResponderEliminar