Bom dia, minhas papoilas.
Ultimamente, e especialmente desde que namoro com o M. que tenho tentado mudar o meu estilo de vida para algo mais sustentável, minimalista e com menos desperdício. Devagarinho vamos adoptando novas regras nas nossas vidas de forma a diminuir a nossa pegada ambiental. Como tal, vou-vos deixar algumas dicas que temos feito cá por casa.
Nas compras:
- Sacos: Por norma, levamos sempre os nossos sacos/mochilas para trazermos as compras para casa. Para além disso, quando compramos coisas a granel (como tomates, fruta, etc..) não usamos os sacos transparentes que eles fornecem. Levamos também os nossos ou simplesmente não colocamos em nenhum saco (por exemplo, se for uma meloa ou um cacho de bananas não há necessidade de usar saco).
- Lista das compras: Ao fazermos a lista de compras antes de sair de casa conseguimos comprar apenas aquilo que nos faz falta e não nos esquecemos de nada. Para além disso, não corremos tanto o risco de comprar coisas desnecessárias. Conseguimos manter o budget mensal mais baixo e produzimos menos desperdícios.
- Comprar local: Em vez de nos deslocarmos aos grandes hipermercados, tentamos sempre ir a mercearias/mercados locais. Os vegetais e frutas até costumam ser de melhor qualidade neste sítios e estamos a contribuir para a economia local.
Em casa:
- Reciclagem: Esta é básica. Tentar reciclar sempre ao máximo.
- Electriciade: Apagar as luzes nos locais onde não estamos, trocar as lâmpadas para leds, usar extensões que tenham o botão para desligar tudo são algumas das coisas que fazemos cá por casa para diminuir a conta da electricidade e o consumo energético.
- Produtos biodegradáveis: Já tenho na lista para comprar escovas de dentes de bamboo e shampoos em barra (sem embalagem e feito de produtos naturais). São formas simples e que no fim fazem a diferença.
- Alimentação: Estamos a reduzir no consumo de carne (que como se sabe é uma das indústrias que mais polui o ambiente).
- Plantas: Como tenho dois gatos e não quero que eles saltem da varanda, colocámos rede em toda a volta. Conclusão, agora parece um galinheiro, visto de fora. Mas a ideia é colocar uma marcujeira (que já comprei) e que venha a cobrir a rede toda. Desta forma tenho mais privacidade, não há o perigo dos gatos cairem e ainda crio uma zona verde que purifica o ar e me dá maracujás.
Restaurantes:
- Plástico: A verdade é que não vamos comer fora assim tantas vezes. Mas quando vamos já não pedimos palhinha para a bebida, e se o copo tiver aquela tampa de plástico também dispensamos.
E vocês... Que outras coisas têm feito para reduzir a vossa pegada ambiental?
19 comentários
Não como carnes vermelhas, o que é uma ótima ajuda. Cuido dos animais e das plantas e sou completamente contra a morte de os animais só porque sim. Ora porque os coelhos existem também para ser consumidos, os frangos a mesma "estória". Conclusão, se for feito de maneira rápida e quase indolor e apenas na quantidade que se necessita, até percebo, caso contrário não.
ResponderEliminarE tu Olívia, concordas?
Beijinho
www.trendsandfashionblog.pt
Confesso que em algumas coisas tenho tentado em mudar, mas não tem sido muito fácil.
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
Tem post novos todos os dias
Quantas coisas legais, parabéns pela iniciativa de vocês, irei tomar como exemplo :)
ResponderEliminarhttp://submersa-em-palavras.blogspot.com.br
Sigo quase todos esses passos cá por casa, mas também retirei umas boas novas ideias. Continua assim, é uma ótima iniciativa!
ResponderEliminarBeijinhos,
www.the-mjournal.com
Sigo muitos desses passos na minha casa! :P
ResponderEliminaramarcadamarta.blogspot.pt
bOAS DICAS, ALGUMAS JÁ FAÇO OUTRAS NÃO.
ResponderEliminarBEIJINHOS :)
https://dailyvlife.blogspot.com/
Também sigo algumas destas dicas e sinto que fazem a diferença. Pelo menos, sei que estou a contribuir de uma forma positiva
ResponderEliminarr: Canta mesmo *-*
ADORO a decoração da imagem, está mesmo gira!
ResponderEliminarNovo post: http://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/2018/08/as-boias-tendencia-do-momento.html
Beijinhos ♥
Confesso que tenho que mudar alguns hábitos!
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
I try to recycle as much as possible! It's nice to know you're doing something even little to help the world.
ResponderEliminarwww.fashionradi.com
Também ando a tentar diminuir a minha pegada ecológica, tenho evitados os plásticos e também já tenho uma escova de bamboo! A unica coisa que ainda uso são os sacos da fruta, porque já os tinha e também não quero deitar fora, então reutilizo :)
ResponderEliminarObrigada pelo comentário <3
http://purflefox.blogspot.pt
concordo contigo :)
ResponderEliminarxo, Ana Rita Leite
WHITEDAISY
Very Interesting Post! And I love your blog~
ResponderEliminarWould you like to support each other by follow GFC and G+?
Let me know if you follow me and I will follow back asap!
Xoxo,
Erika
apaixonei me pelo teu blog, já estou a seguir!! <3
ResponderEliminaradorei o post btw, honestamente se refletir bem não faço grande coisa para ser mais eco friendly (para além do basico como a reciclagem e os sacos por exemplo). Obrigada pela tua partilha, vou me tentar inspirar :P
beijinhos
http://umacolherdearroz.blogspot.com/
São ótimas dicas e já sigo algumas delas.
ResponderEliminarÉ essencial fazermos algo se queremos melhorar o mundo, por isso, às vezes são pequenos passos que fazem a diferença :)
Beijinhos
Reutilizamos os sacos das compras e andamos sempre com bastantes no carro. Reciclamos sempre. Fazemos o mesmo com as luzes. Também faço lista de compras, que é super útil. Em relação à zona verde temos um pátio cheio de bonsais (o hobbie do meu homem). É um mini jardim só para nós ;)
ResponderEliminarBoas dicas sim senhora, sem dúvida que se todos contribuirmos um pouco, o mundo será certamente um lugar melhor.
ResponderEliminarAinda não faço tanto quanto queria mas quero sem dúvida investir numa escova de dentes de bambu e numa palhinha de aço mas é sem dúvida ótimas dicas!
ResponderEliminarCom pequenas mudanças podemos não mudar o mundo, mas pouco a pouco podemos mudar o mundo de alguém e assim já faz diferença!
ResponderEliminar