Polémicas #1

By Sara Nachmazov - maio 30, 2018


Enquanto médica veterinária, a eutanásia acaba por ser uma prática recorrente na clínica: animais que se encontram em sofrimento, com doenças que não têm cura, que já não comem, não se mexem e estão com dores, muitas vezes os donos acabam por escolher esta opção. Opção esta que me parece ser a mais humana. Claro que existem casos de "donos" que chegam à clínica e que querem eutanasiar um animal porque faz muito barulho, porque larga muito pêlo, porque não se dá com o outro animal de estimação. Nestas situações, recuso-me a realizar a eutanásia e ofereço-me para ajudar na procura de uma nova família.
No caso dos humanos, a eutanásia ainda não pode ser praticada em Portugal. Algo que me parece ser extremamente retrógrado. Afinal, quem sabe melhor da nossa vida do que nós próprios? Se algum dia me encontrar numa cama de hospital, em sofrimento e sem possibilidade de recuperação quero poder tomar esta decisão. Não é mais ninguém que vai tomar esta decisão por mim.
O facto da eutanásia ser legal não vai fazer com que se eutanasie a torto e a direito. Ninguém vos vai eutanasiar sem o vosso consentimento.
Qual a vossa opinião sobre este assunto?

  • Share:

You Might Also Like

20 comentários

  1. A minha opinião sobre este assunto é igual à minha opinião sobre outros assuntos do género, a pequenez do nosso país não é só em tamanho, é ainda pior em mentalidade e evolução. A eutanásia deveria ser um direito de todo e qualquer ser humano neste mundo. É triste que não se possa morrer dignamente neste bocado de terra onde vivemos.

    ResponderEliminar
  2. Olha nem sei que diga, mas concordo contigo e o que dizes, mas acho que todos devíamos ter o direito de escolher o melhor para nós
    Beijinhos
    Novo post (Nova Review?) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Sou da mesma opinião que tu!
    No fim do ano passado acompanhei todo o processo de uma amiga que teve que optar por o fazer, pois a sua filhota de quatro patas estava a sofrer. Foi "mau demais" e dói tanto, que eu sofri tanto como essa minha amiga. Que Deus me livre de ter que tomar algum dia esta decisão para o meu menino :'c
    Por um lado compreendo o porque de não ter sido aceite, mas por outro não. Compreendo porque as pessoas "doentes" pedem desesperadamente isso, mas como o dizes e muito bem, a eutanasia não é dada assim: quero e ponto.
    E não compreendo pois tem tantas pessoas a sofrer, em que já nada se pode fazer...e está ali a pessoa a sofrer, dia após dia...
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente com a tua opinião!!
    Não compreendi este resultado na assembleia.
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  5. Concordo a 100%! Eu sou a favor da eutanásia!

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Acho que todos temos o direito de escolher o rumo da nossa vida e sofrer sem ter em vista a cura acho que é sofrer sem sentido!!

    Adoro esses shampoos da batiste, resultam super bem!!

    Beijinhos ♥

    https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Sou a favor da eutanásia, porque acho que qualquer ser humano tem direito a ter um final de vida digno. Para quê prolongar o seu sofrimento? Claro que esta questão é delicada e extremamente pessoal, mas se for uma vontade da pessoa, se houver aconselhamento médico que a permita escolher esse caminho, porquê negá-lo?

    ResponderEliminar
  8. Sou a favor, mas os diplomas não poderiam ser aprovados, por respeito a todos nós. Caso todos aceitassem ia para o tribunal constitucional... e voltaria a cair. O que se passa é que são temas muito sensíveis e importantes a tratar mas não por questões politicas e sensacionalistas mas sim por questões de vida humana dignidade e respeito. O que se passou foi mera estratégia politica. Devem rever os diplomas devem colocar inúmeras excepões, sendo a mais grave que cada um decida por si e não os familiares a decidirem por ele, isso é escandaloso! Nunca mas nunca poderia ser aprovado...Como o objetivo era sensacionalismo politico a questão tão cedo não deve ser abordada para verificações e revisões ao diploma...apenas foi uma jogada...E assim brincam com questões sérias e com as vidas de todos nós...

    ResponderEliminar
  9. Sou a favor da eutanasia mas este ainda é um assunto sensivél a muitos, sou da mesma opinião que tu se estiver numa cama de hopsital onde não tenho recuperção e estiver em sofrimento não queria isso para a minha vida toda
    https://retromaggie.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Já leste a minha opinião no blog e como vês é a mesma. Ninguém devia ter o direito de sofrer até à morte.

    Beijinhos,
    Melissa Sousa | Fábrica de Temperos
    O MEU MÊS NO INSTAGRAM... MAIO 18

    ResponderEliminar
  11. Em pleno século XXI é inadmissível a eutanásia ser vista como um bicho de 7 cabeças. É simplesmente ridículo na minha sincera opinião! Sempre fiz questão de dizer à minha família que se algum dia algo me acontecesse e deixasse somente cá o meu corpo para serem os primeiros a pedirem para me desligarem as máquinas, quanto mais em situações em que eu própria poderia decidir!
    Não podia estar mais de acordo com a tua opinião.
    Tenho a certeza que és uma excelente veterinária e um ser humano ainda melhor :)
    Um beijinho

    https://amaria-do-mar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Sou da mesma opinião que tu. A vida é minha e devo ser eu a decidir sobre ela. Se estando mal mas com capacidades de andar ou assim me posso suicidar para acabar com o sofrimento, porque é que se estiver acamada e sem modos de me suicidar, porque não podem terminar com o meu sofrimento com dignidade? Enfim... Mentalidade pequenina.

    Beijinhos
    Travel, Tips & Lifestyle

    ResponderEliminar
  13. Concordo plenamente contigo! As pessoas não conseguem perceber que a eutanásia não vai ser utilizada assim a torto e a direito, tem de haver fundamento para ser praticada. Sinceramente acho que é um egoísmo tremendo opinarmos sobre a vida de outra pessoa, ainda mais, quando a pessoa está num sofrimento que é impossível de imaginar, se a pessoa quer morrer com dignidade deveria ter esse direito. Sem contar que isto levanta outro tipo de questões, pois se a pessoa tiver dinheiro pode muito bem ir para um pais onde a prática seja realizada, ou mesmo no nosso onde se sabe perfeitamente que é possível pagar para isso. Enfim.. ainda temos um LONGO caminho pela frente! E acho que vai ser mesmo longo porque se tivemos miúdos que mal têm idade para conduzir na manifestação com cartazes absurdos de "pf nao matem os velhinhos" é porque ainda estamos longe de chegar a um estado em que percebemos que cada pessoa tem direito a escolher o que é melhor para ela!

    beijinho
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderEliminar
  14. Este assunto dá mesmo panos para mangas... É muito complicado e tudo porque as pessoas não se ouvem, porque cada vez confiamos menos uns nos outros, porque cada vez o ser humano é mais egoísta.

    ResponderEliminar
  15. No caso de Portugal, também acho que é bem retrógrado.
    Mas pronto, há que aceitar e respeitar a lei.
    Contudo, o mais triste é que vivemos ainda numa sociedade que se diz "livre" e democrática, mas que priva a liberdade de decisões dos outros. enfim...

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderEliminar
  16. Acho que é um tema que deveria ser debatido, de forma delicada.
    Eu concordo com a eutanásia, mas também com a definição de regras muito "apertadas"
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  17. é impossível generalizar, cada caso é um caso.

    ResponderEliminar
  18. O facto de não ter sido aceite é porque houve algo "maior" por trás, tipo questões politicas. Coisas que são mais importantes do que a nossa opinião, entendes?
    Contudo sou a favor e partilho exactamente o que disseste!

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar
  19. Eu também sou da mesma opinião, acho que com peso e medida deve ser praticada para que as pessoas possam ter um fim digno e sem mais sofrimento..

    ResponderEliminar